Mostrar mensagens com a etiqueta Férias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Férias. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Actividade: Mousse de chocolate

Hoje foi mais uma actividade de culinária! Mousse de chocolate!
Nota-se logo pelo aumento de participantes!

Eles já sabem, começam por lavar as mãos. 

Ingredientes:
1 tablete de chocolate de cozinha
100 gr de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
6 ovos

Fizemos "batota", porque já trouxemos o chocolate derretido. Dividimos as claras das gemas, juntámos margarida às gemas e açúcar às claras. Batemos as claras em castelo e conseguimos desfazer, batendo muito bem, a margarina que estava nas gemas. Juntámos então o chocolate e sem bater, fomos juntando as claras à mistura anterior, para que a mousse ficasse fofinha. Não levamos ao frio...fomos logo dividindo pelos copos de plástico....depois foi apenas deliciar com a nossa mousse acabadinha de fazer!





















Agenda da Semana da Terra

Agenda da próxima semana na nossa viagem A Vida Numa Semente- Semana dedicada ao tema Terra:

Dia 30 Junho: Debate/Informação sobre o tema Terra

Dia 1 Julho: visita aos Moinhos de Entrevinhas (Sardoal), comemoração do Dia das Bibliotecas.
                    Uma Noite na Biblioteca

Dia 2: Mini-hortas japonesas

Dia 3: Arco-íris

Dia 4: Dirt cake

Agora é esperar que a semana comece. Para mais informações, contactar-nos através do e-mail: biblioteca@cm-sardoal.pt 



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Actividade: Pista de berlindes

Actividade de hoje: pista de berlindes!
Mais uma de pura diversão, porque em tempo de férias, também é preciso!!!

Muito simples: cartolina para a base; pratos de papel, para as pistas, rolos de papel higiénico para os túneis, copo de iogurte para um túnel, cola, fita-cola, folhas de papel para a aerodinâmica das pistas....e os berlindes.
Recortam-se a zona exterior dos pratos, dobram-se ligeiramente e enrolam-se (cuidado para não rasgar). É preciso alguma coisa para fazer as alturas...o resto é a imaginação.
Esta pista ficou diferente da ideia inicial por "culpa" dos nossos "engenheiros e engenheiras" que iam dando dicas e novas ideias.
O resultado foi muito giro e divertiram-se bastante!

No final fomos ver como estavam as mini hortas...eles não querem fazer como o Sr. Luís, da história Ainda Nada, de Christian Voltz.














quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mini hortas

A actividade de hoje, dia 25, foi Mini Hortas.
Todos nós podemos ter uma horta em casa, maior ou mais pequena, mais elaborada ou menos...as nossas foram feitas com aquilo que todo nós temos em casa: garrafas de sumo, garrafas de água grandes e pequenas e embalagens de plástico.

Usamos as sementes do dia anterior, cada um escolheu três tipos de sementes. 
Cortamos as garrafas, enchemos com terra (ainda descobrimos bichinhos de conta e algumas minhocas), e semeámos! Muito fácil, fazer um pequeno orifício na terra, colocar a semente e tapar...ou os pássaros e formigas levam as sementes. Depois regámos e agora é esperar.
Um dos meninos lembrou-se, e muito bem, do Sr. Luís, da história Ainda Nada, temos que ir lá todos os dias tratar e regar, mas não podemos deixar de lá ir, ou algum pássaro leva-nos as nossas coisas!




















Uma Noite na Biblioteca

E pela terceira vez vamos comemorar o Dia das Bibliotecas com Uma Noite na Biblioteca, no próximo dia 1 de Julho.
Além de ser uma noite diferente, também vamos jogar um Bibliopaper...para ver como estão os conhecimentos dos participantes; fazer luminárias, até porque podemos precisar delas e a Hora do Conto, para adormecerem melhor ainda.



Sementes: identificar e catalogar

No dia  dedicamos-nos a identificar e catalogar sementes. 
Cada um trouxe algumas sementes de casa, nós tínhamos outras...e foi um estudo sobre as sementes. Ver as diferenças, saber como se processa uma semente. E ainda se lembravam de tudo o que tinham aprendido no dia anterior.

No final, leram a história O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi. Que também adoraram!!!