quarta-feira, 25 de junho de 2014

Uma Noite na Biblioteca

E pela terceira vez vamos comemorar o Dia das Bibliotecas com Uma Noite na Biblioteca, no próximo dia 1 de Julho.
Além de ser uma noite diferente, também vamos jogar um Bibliopaper...para ver como estão os conhecimentos dos participantes; fazer luminárias, até porque podemos precisar delas e a Hora do Conto, para adormecerem melhor ainda.



Sementes: identificar e catalogar

No dia  dedicamos-nos a identificar e catalogar sementes. 
Cada um trouxe algumas sementes de casa, nós tínhamos outras...e foi um estudo sobre as sementes. Ver as diferenças, saber como se processa uma semente. E ainda se lembravam de tudo o que tinham aprendido no dia anterior.

No final, leram a história O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi. Que também adoraram!!!










Semana das Sementes

No dia 23 começamos a semana dedicada às Sementes.
Tinham levado como trabalho de casa, saber a diferença entre semear e plantar. Semear é colocar na terra a semente e plantar é colocar na terra plantas.
Falamos sobre a importância dos Bancos de Sementes que há no Mundo. Já que guardam a nossa riqueza, caso haja alguma catástrofe ou para haver registo vivo das espécies vegetais que temos no planeta.
Também falamos sobre as sementes feitas em laboratório, que são mais resistentes a pragas, mas por outro lado, não se pode usar como sementes, sendo obrigatório a compra de outras sementes todos os anos. Demos o exemplo da projecto Monsanto, uma empresa americana que começa a ser proibida a compra das suas sementes, essencialmente milho transgénico. 
Para aliviar o assunto, mas ao mesmo tempo relacionar o tema com um livro, lemos a divertida história Ainda Nada, de Christian Voltz, da Kaladraka. Que adoraram!!!


Espetadas de frutas

Para encerrarmos a semana dedicada à Agricultura fizemos Espetadas de frutas. 
As actividades de culinárias são sempre das mais esperadas.
Para começar uma actividade destas, e eles já sabem, lavar muito bem as mãos!
Cada um trouxe uma peça de fruta, descascamos, cortamos e cada um fez a sua espetada....ou várias espetadas.
Já levaram uma ideia de como fazer uma sobremesa diferente e fácil de fazer.
















Futebol de Mesa

No dia 18 de Junho a actividade foi de pura diversão, porque também é preciso! Futebol de mesa!
Muito simples de fazer: uma cartolina, que vai ser o nosso campo, dois pacotes de leite, as nossas balizas; palhinhas, que vão ser os jogadores, uma bola de esferovite, mas pode ser de outro material; giz para marcar o campo.
Depois...a imaginação manda! Podem jogar de sopro, tipo hóquei, como quiserem.
Eles divertiram-se muito...e continuam a divertir-se com este jogo!












terça-feira, 17 de junho de 2014

Hoje a actividade teve um pequeno contratempo, mas solucionado rapidamente.

Fizeram desenhos sobre a Agricultura, cada um desenhou a sua horta.





Começaram as férias na Biblioteca! A Vida Numa Semente começou a ser desvendada...vão ser muitos dias! 

Ontem esquecemos-nos de tirar fotografias...a actividade foi um debate sobre o tema desta semana: a Agricultura.

Para ilustrar, cada um recebeu um folheto sobre o tema central: o Ano Internacional da Agricultura Familiar.