terça-feira, 8 de julho de 2014

Uma Noite na Biblioteca

No dia 1 de Julho e para comemorar o Dia das Bibliotecas, repetimos uma das actividades mas desejadas: Uma Noite na Biblioteca!

É uma forma diferente de ver a Biblioteca, até porque depois do acolhimento, fomos fazer uma visita a toda a Biblioteca, incluindo espaço que normalmente não estão acessíveis, como o caso do sótão.

Depois fizeram um Bibliopaper, para ver se tinham estado atentos na visita e se conheciam bem os serviços. Duas equipa: os Leitores e os Lagartos.

A construção de luminárias foi a actividade seguinte. Muito simples, com sacos de papel recortados, tea-light e estavam feitas. Claro que foram avisados que mexer com velas, só na presença de adultos.

Foram cear, porque já tinham alguma fome e começavam a estar cansados.
Depois, vestiram os pijamas e lavaram os dentes.

Ainda leram algumas histórias, quiseram jogar às cartas durante algum tempo e começaram a deitar...adormecer é que demorou mais tempo, mas era normal, o sítio era diferente.

Lá acabaram por adormecer....

O acordar foi cedo..devagarinho...e lá começaram o dia com o pequeno-almoço, arrumaram as coisas e foram saindo...

Divertiram-se a gostaram, isso é que interessa!
















































Dia das Bibliotecas: Visita aos Moinhos de Entrevinhas

Para comemorar o Dia das Bibliotecas formos visitar os Moinhos de Entrevinhas, Sardoal.
O dia não estava "bonito" mas tivemos muita sorte, porque conseguimos visitar um dos moinhos por dentro. O Presidente da Junta de Sardoal estava por lá e fez-nos o favor de fazer a visita!





























Semana da Terra

Semana dedicada à terra começou no dia 30 de Junho.
O primeiro dia foi dedicado ao debate sobre os solos. No final quiseram fazer um desenho sobre o tema.





sexta-feira, 27 de junho de 2014

800 anos de Português

Faz hoje 800 anos o Português!
E como sabemos? Porque há um documento, o testamento de D. Afonso II, do ano 1214, que se pensa ser o primeiro documento escrito em português. Até então era em latim. 
Pelo menos é até hoje, o mais antigo que se conhecesse.

E para se saber o que está escrito nele é através da Paleografia. Significa "escrita antiga". É o estudo e transcrição de documentos antigos, medievais.

Estas letras "engraçadas" era a forma de escrever naqueles tempos. Um bocadinho diferente da nossa. Até as palavras eram escritas de forma diferente. 



A reprodução que está em baixo, é o tal testamento do rei D. Afonso II, que saiu hoje com o jornal Público.





Actividade: Mousse de chocolate

Hoje foi mais uma actividade de culinária! Mousse de chocolate!
Nota-se logo pelo aumento de participantes!

Eles já sabem, começam por lavar as mãos. 

Ingredientes:
1 tablete de chocolate de cozinha
100 gr de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
6 ovos

Fizemos "batota", porque já trouxemos o chocolate derretido. Dividimos as claras das gemas, juntámos margarida às gemas e açúcar às claras. Batemos as claras em castelo e conseguimos desfazer, batendo muito bem, a margarina que estava nas gemas. Juntámos então o chocolate e sem bater, fomos juntando as claras à mistura anterior, para que a mousse ficasse fofinha. Não levamos ao frio...fomos logo dividindo pelos copos de plástico....depois foi apenas deliciar com a nossa mousse acabadinha de fazer!





















Os Mais de Junho

E os Mais de Junho foram:

1º lugar, com 30 requisições: Ernesto Augusto, leitor nº 963

2º lugar, com 14 requisições: Cá da Terra, leitor nº 1021

3º lugar, com 6 requisições: Rodrigo Santos, leitor nº 923

Quer estar na próxima lista? Venha ler connosco e requisite!