quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ciclo da Água

O primeiro dia dedicado à semana da Água foi de debate.
Já o segundo dia foi pôr em prática: construção de ciclo da água.

Claro que dentro das nossas capacidades, algo simples de fazer, mas que desse a ideia de como será.

Um garrafão de água cortado, cascalho no fundo, uma camada de areia, outra de terra, uma taça para para a água (uma espécie de reserva de água), plantas (usámos ervas daninhas) e no final regaram as plantas.











terça-feira, 8 de julho de 2014

Culinária: Dirt Cake

Mais uma actividade das mais esperadas: culinária!!!
Como a semana era dedicada à terra, tivemos que encontrar uma receita com o tema e foi uma muito gira! Fizemos um Dirt Cake, ou seja um bolo de terra, mas delicioso!

A receita até é bastante simples e o efeito visual parece mesmo terra.

Dirt Cake
Ingredientes:
4 pacotes de bolachas tipo Oreo
1 pudim instantâneo de chocolate
1 chávena de leite 
1 embalagem de queijo tipo Philadelphia
Gomas em forma de minhocas (ou outras)

Preparação:
Triturar as bolachas até ficarem em migalhas grossas.
Misturar o pudim de chocolate com o leite até engrossar.
Bater o queijo Philadelphia até ficar cremoso e misturar com o pudim. Bater tudo até ficar homogéneo.

Colocar uma camada de migalhas no fundo de uma taça. Cobrir com uma camada da mistura do pudim de chocolate.
Continuar a fazer camadas de terra. A última deve ser das bolachas.
Colocar algumas minhocas de gomas no cimo para decorar.

Deixa-se no frigorífico até servir.
Nós comemos logo!



















Arco íris

Uma actividade simples e com um efeito final muito bonito: arco-íris!

Um pedaço de cartão, furar com uma tesoura, por exemplo, em forma de arco; fitas coloridas e ir introduzindo as fitas nos furos.
Deixar as pontas das fitas penduradas e já está!








Mini hortas japonesas

Uma pequena actividade diferente: mini-hortas japonesas.
Com tampas de garrafas e de iogurtes, terra e sementes fizemos as nossas mini-hortas japonesas!
Agora é esperar pelo resultado!








Uma Noite na Biblioteca

No dia 1 de Julho e para comemorar o Dia das Bibliotecas, repetimos uma das actividades mas desejadas: Uma Noite na Biblioteca!

É uma forma diferente de ver a Biblioteca, até porque depois do acolhimento, fomos fazer uma visita a toda a Biblioteca, incluindo espaço que normalmente não estão acessíveis, como o caso do sótão.

Depois fizeram um Bibliopaper, para ver se tinham estado atentos na visita e se conheciam bem os serviços. Duas equipa: os Leitores e os Lagartos.

A construção de luminárias foi a actividade seguinte. Muito simples, com sacos de papel recortados, tea-light e estavam feitas. Claro que foram avisados que mexer com velas, só na presença de adultos.

Foram cear, porque já tinham alguma fome e começavam a estar cansados.
Depois, vestiram os pijamas e lavaram os dentes.

Ainda leram algumas histórias, quiseram jogar às cartas durante algum tempo e começaram a deitar...adormecer é que demorou mais tempo, mas era normal, o sítio era diferente.

Lá acabaram por adormecer....

O acordar foi cedo..devagarinho...e lá começaram o dia com o pequeno-almoço, arrumaram as coisas e foram saindo...

Divertiram-se a gostaram, isso é que interessa!