quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Construção: Jogo do galo com pedras

No dia 17 de Julho fizemos um jogo do galo, mas com pedras.

Num bocado de cartão desenhamos os quadrados e pintámos. Depois pintámos as pedras e deixamos secar ao sol.

No final...jogámos.
















Construção de catapultas

No dia 16 de Julho construímos catapultas!
Ás vezes também é preciso pura diversão, até porque estão de férias!

Muito simples: pau "abaixa línguas" (ou de gelado, porque era esta a ideia), elásticos, cola, tampas de iogurte líquido, de água ou de detergentes e está quase feita.

Dois paus para na vertical, no meio três a quatro, enrolar o elástico, outro na parte de baixo, para ficar bem apertado. Colar a tampa no pau, esperar que seque e já está!












quarta-feira, 30 de julho de 2014

Comedouro de pássaros

No dia 15 de Julho, no segundo dia da semana dedicada ao Ar Livre construímos comedouros de pássaros.
Sempre coisas simples de fazer: garrafas de plástico, pacotes de sumos, mas também dava para usar outros materiais. Recortas de forma ao pássaro poder comer a alpista e estava feito.
Algumas ficaram na Biblioteca.
Depois fomos ver a evolução da nossa horta.












Gelatina

Na sexta-feita, dia 11 de Julho, depois do filtro fomos experimentar as nossas gelatinas!
E fomos ver as nossas mini-hortas japonesas.






Laboratório: Filtro de água

Actividade de 11 de Julho: construção de filtro de água!

Fácil e resultou: garrafa cortada mais ou menos a meio, pedras, areia, gaze e filtros de café.
A tapar a parte de cima da garrafa colocou-se uma gaze de depois um filtro de café; por cima as pedras, a areia e outro filtro. Num copo juntou-se terra e água e devagar deitou-se no nosso filtro. A água depois de passar por todo aquele processo saiu limpa.
Claro, não é potável, mas conseguimos ver que é simples fazer um filtro de água.









quinta-feira, 10 de julho de 2014

Culinária: Gelatina

Mais uma actividade de culinária! E na semana dedicada à Água tinha de ser mesmo gelatina!

Simples, rápida e esperemos que seja saborosa.

Como sempre, e eles já sabem, começam por lavar as mãos. Depois foi escolher qual a gelatina que se fazia. Fizeram de morango e ananás.
Ficaram admirados por saber que a gelatina faz bem a muita coisa e é uma das sobremesas mais saudáveis. Faz bem às unhas, ao cabelo e aos ossos.

Foi muito simples de fazer, água quente misturada com o pó da gelatina, mexer e juntar água fria.

Agora temos de esperar por amanhã, para que ela solidifique. Foi colocada num frigorífico. (como não temos, tivemos de ir ao frigorífico do bar do Centro Social dos Funcionários da Câmara de Sardoal) Amanhã vamos buscá-las.